Orçamento e Finanças - DEMONSTRATIVOS

1. Relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000) acesse: Portal da Transparência

Os relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) são instrumentos de transparência, controle e monitoramento das contas públicas exigidos pela Lei Complementar nº 101/2000. 

Eles se dividem em dois principais documentos:

a) RREO (Relatório Resumido da Execução Orçamentária)

  • O que é: Um demonstrativo bimestral que apresenta o andamento do orçamento público.
  • O que mostra: A arrecadação das receitas e a realização das despesas (incluindo gastos mínimos obrigatórios em áreas como saúde e educação), além da apuração da Receita Corrente Líquida (RCL) e dos resultados primário e nominal.
  • Prazo de publicação: Deve ser divulgado em até 30 dias após o encerramento de cada bimestre. 

b) RGF (Relatório de Gestão Fiscal)

  • O que é: Uma publicação quadrimestral (ou semestral para pequenos municípios) focada no cumprimento dos limites fiscais estabelecidos pela LRF. 
  • O que mostra: O detalhamento dos gastos com pessoal (folha de pagamento)
  • Prazo de publicação: Deve ser publicado em até 30 dias

2. Relatórios da Lei 4320/64 acesse: Portal da Transparência

Os relatórios e demonstrativos exigidos pela Lei nº 4.320/1964 formam o conjunto de Balanços Contábeis e Orçamentários que encerram o exercício financeiro de um órgão ou ente público.

Enquanto os relatórios da LRF focam no controle fiscal e no cumprimento de limites em tempo real (durante o ano), a Lei 4.320/64 estabelece a estrutura da prestação de contas anual, detalhando como o orçamento foi executado e como o patrimônio público mudou.

Eles se dividem em quatro balanços principais:

1. Balanço Orçamentário

  • O que mostra: Confronta as receitas previstas com as arrecadadas, e as despesas fixadas com as executadas.
  • Objetivo: Revelar se houve superávit (sobrou dinheiro) ou déficit orçamentário no final do ano.

2. Balanço Financeiro

  • O que mostra: Demonstra toda a movimentação de caixa (entradas e saídas de recursos).
  • Objetivo: Inclui tanto as receitas e despesas do orçamento quanto os fluxos extraorçamentários (como depósitos em caução, pagamentos de restos a pagar e saques de contas). Mostra o saldo que passa para o ano seguinte.

3. Balanço Patrimonial

  • O que mostra: A situação estática dos bens, direitos e obrigações do ente público.
  • Objetivo: Apresentar o Ativo (caixa, imóveis, veículos), o Passivo (dívidas e obrigações) e o Saldo Patrimonial (equivalente ao patrimônio líquido no setor privado).

4. Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP)

  • O que mostra: As alterações que o patrimônio sofreu ao longo do ano, independentemente da execução do orçamento.
  • Objetivo: Evidenciar os ganhos (variações ativas, como doações recebidas ou valorização de bens) e as perdas (variações passivas, como depreciação de equipamentos ou sinistros), indicando se o resultado patrimonial foi positivo ou negativo.

Resumo das Diferenças: LRF vs. Lei 4.320/64

Critério Relatórios da LRF (RREO/RGF) Balanços da Lei 4.320/64
Foco principal Gestão fiscal (limites de pessoal, dívida e metas). Contabilidade e Patrimônio (orçamento, caixa e bens).
Periodicidade Bimestral e Quadrimestral. Anual (ao final do exercício).
Finalidade Monitoramento preventivo e transparência contínua. Prestação de contas oficial e encerramento do ano.