Concurso Rainha da Laranja 2019

Publicado em: 21/03/2019 00:00

O Concurso “Rainha da Laranja” já virou tradição em Cerro Azul: todos os anos, várias meninas bonitas de nossa cidade participam na esperança de se tornarem Rainha ou Princesas da maior festa popular da região do Vale do Ribeira. Mas... desde quando existe a festa e o concurso? Como era antigamente e o que mudou até adquirir o formato dos dias de hoje?

O concurso que escolhe a Rainha da Laranja foi criado em 1964. A primeira rainha chamava-se Rosalda Aparecida Elizabeth. Inicialmente, a rainha era escolhida através da venda de votos: a candidata que vendesse mais votos era a rainha. Essa venda era feita previamente. A contagem e a apuração dos votos acontecia no domingo da festa. Escolhida a nova rainha e as princesas, estas participavam do almoço das autoridades, como anfitriãs junto com o Prefeito e o Presidente do Sindicato Rural. Após o almoço, acontecia um desfile de carros alegóricos (decorados por várias instituições da cidade) pelas principais ruas de Cerro Azul. O carro com a rainha e as princesas era o mais ricamente decorado e seguia à frente do cortejo.

Nos anos 90 o evento adquiriu realmente o caráter de concurso: começaram os desfiles em passarela das candidatas, realizados no Baile da Festa da Laranja, no sábado da festa. Como ao longo dos anos a festa vem se ampliando, com um público cada vez maior e com necessidade de divulgação prévia nos meios de comunicação (rádio, televisão,  jornal e Internet), desde 2008 o concurso é realizado com mais antecedência: durante o Baile do Dia das Mães, no segundo domingo de maio.

Enfim, não importa o tempo que passe, não importa de você é cerroazulense de nascimento ou “de coração”: todos amamos a Festa da Laranja, todos temos orgulho e amamos a Rainha e as Princesas da Festa da Laranja, nossas soberanas, que nos representam durante a festa. Legítimas representantes de um aspecto importante da cultura imaterial de nossa região.

Fonte: História da Festa e da Rainha da Laranja, Blog Cerro Azul: uma história em construção (Professora Vânia de Moura e Costa; Cerro Azul – PR 15 de Abril de 2012).

Se você tem entre 15 e 25 anos e gostaria de participar do Tradicional concurso de escolha da RAINHA DA LARANJA de 2019 faça sua inscrição entre os dias 08 de março a 08 de abril na Secretaria Municipal de Educação e venha fazer história no nosso Município!

Fonte: Prefeitura Municipal de Cerro Azul